subject
History, 29.07.2021 22:10 Jakeandjenn21

Após conduzir o processo de independência do Brasil, D. Pedro I governou o Brasil de 1822 até 1831, em um período conhecido como Primeiro Reinado. Depois da declaração de independência, seguiram-se alguns conflitos conhecidos como Guerra de independência, que ocorreram em diferentes partes do Brasil. Portugal somente reconheceu a independência brasileira, de fato, em 1825, após a mediação realizada pela Inglaterra e após o Brasil aceitar realizar o pagamento de dois milhões de libras como indenização. Assim que D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil, o primeiro grande desafio que surgiu – além da busca pelo reconhecimento internacional – foi redigir uma constituição para o país. A formulação dessa primeira constituição coube a Assembleia Constituinte que iniciou os trabalhos em maio de 1823. Depois de intensos debates, os deputados apresentaram um projeto de Constituição que limitava os poderes de D. Pedro I que se sentiu ameaçado. Então na madrugada de 12 de novembro de 1823, durante a Assembleia Constituinte, no Rio de Janeiro, Pedro I mandou o Exército invadir o plenário da Assembleia Constituinte, que não resistiu, não conseguindo evitar sua dissolução. Vários deputados foram presos e deportados – esse episódio ficou conhecido como Noite da Agonia.

D. Pedro I tomou outra medida autoritária nomeou 10 pessoas de sua confiança para escrever uma nova constituição. Essa constituição ficou pronta e foi outorgada, ou seja, imposta por vontade do imperador, no dia 25 de março de 1824.

Logo depois da Constituição de 1824 eclodiu a Confederação do Equador (em 1824), os envolvidos nessa revolta se contrapunham à Constituição e às medidas autoritárias de D. Pedro I. Essa revolta principiada em Recife teve como lideranças frei Caneca e Manoel de Carvalho Paes de Andrade. A Confederação do Equador tinha caráter separatista e defendia a formação de uma república.

Outra revolta aconteceu na província da Cisplatina, em 1825, e acabou resultando em uma guerra. Essa região havia sido anexada de maneira definitiva pelo Brasil em 1816, ainda durante o Período Joanino. Em 1825, uma revolta eclodiu declarando a separação da Cisplatina do Brasil e sua anexação com as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina).

Isso fez com que o governo brasileiro declarasse guerra contra o governo de Buenos Aires, no conflito conhecido como Guerra da Cisplatina. Esse conflito estendeu-se até 1828 e foi extremamente desgastante para o Brasil, principalmente por questões econômicas. O fim da guerra foi mediado pela Inglaterra e resultou nos dois governos abrindo mão da região. Assim, a Cisplatina garantiu sua independência sob o nome de República Oriental do Uruguai.

As grandes críticas que D. Pedro I sofria do “Partido Brasileiro” (grupo formado pelos nascidos no Brasil que apoiaram a independência) fizeram com ele ficasse mais próximo do “Partido Português” (portugueses que haviam sido contrários à independência). Isso acirrou os ânimos entre brasileiros e portugueses e levou a um evento conhecido como Noite das Garrafadas, quando brasileiros atacaram portugueses no Rio de Janeiro, em março de 1831.

Sem o apoio popular e do exército, e acompanhando o acirramento dos ânimos entre portugueses e brasileiros, D. Pedro I viu-se obrigado a renunciar e, assim, abdicou do trono brasileiro em favor de seu filho, em 7 de abril de 1831. Com isso, foi iniciado um período de transição até Pedro de Alcântara ter a idade suficiente para assumir o governo brasileiro.

Com base no texto acima sobre o Primeiro Reinado elabore uma linha do tempo com as datas e os acontecimentos mais importantes desse período que estão em negrito no texto (reler o texto).

ansver
Answers: 2

Other questions on the subject: History

image
History, 21.06.2019 22:00, rashif123kabir
Somebody save the ! what was greek math and science also medicine
Answers: 1
image
History, 21.06.2019 22:30, liltay12386
How did the constitution of 1917 try to resolve some of the problems that started the mexican revolution
Answers: 1
image
History, 22.06.2019 04:00, Wolfgirl2032
Which of these is one right guaranteed by the aha's patient bill of rights? a. the right to remain on your insurance plan. b. the right to appeal denial of coverage for a procedure. c. the right to be treated with respect. d. the right to have insurance even with preexisting conditions.
Answers: 1
image
History, 22.06.2019 04:30, vocepilogue16
After nine states had ratified the constitution by mid-1788, other states quickly followed. all thirteen states had to obey it. it became law in the united states. none of the states had to obey it.
Answers: 1
You know the right answer?
Após conduzir o processo de independência do Brasil, D. Pedro I governou o Brasil de 1822 até 1831,...

Questions in other subjects:

Konu
English, 02.12.2021 18:10
Konu
Mathematics, 02.12.2021 18:10